projeto cariúnas


Cariúnas é um nome de origem tupi-guarani e significa "aglomerado de negros". No final dos anos 50, o grupo musical Bando dos Cariúnas, formado por 40 jovens de baixa renda, apresentava-se semanalmente na Rádio Inconfidência e na TV Itacolomy em Belo Horizonte, sob regência do maestro Elias Salomé. Músico multi-instrumentista e compositor, dedicado ao ensino da música a dezenas de crianças de renda, Elias Salomé plantou as primeiras sementes do que viria a ser um projeto social vigoroso.

Quarenta anos depois, a professora da UFMG Tânia Cançado, ex-artista-mirim integrante do antigo grupo Cariúnas, criou o Projeto Cariúnas. Começou dando aulas para 10 crianças, com o passar do tempo o número de pessoas interessadas só aumentou e hoje o projeto conta com 290 crianças de famílias de baixa renda, que aprendem a dançar, a cantar e a tocar um instrumento musical sem pagar nada.

Nestes 20 anos de história, o Cariúnas transformou o caminho de vários alunos. Somente nas artes são 18 alunos, hoje profissionais formados em música ou em dança. Outros estão em formação nessas áreas. Os resultados artísticos e culturais dos alunos ficam expressos nas várias apresentações regionais e nacionais dos seus corais, grupos de dança e grupos instrumentais, e dos prêmios recebidos em concursos de dança e música.

O projeto funciona no Parque Escola Cariúnas, em BH, um espaço construído com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, BNDES, empresas, instituições e pessoas. Conta com um teatro de 150 lugares, construído com o apoio da Usiminas e da Cemig. As crianças entram no programa aos 7 anos de idade e permanecem até os 18 anos.

O Cariúnas conta com parcerias e doações para pagar suas despesas. Está em busca de parceiros e outros projetos para garantir sua continuidade. Hoje, o parque Escola Cariúnas corre risco de fechar as portas por causa do fim do contrato de parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Para abrilhantar a abertura do XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise, a FEBRAPSI escolheu a Orquestra de Cordas e Coral Infanto-Juvenil Cariúnas, a fim de apoiar este importante projeto social. Conheça mais sobre o projeto e saiba como ajudar a mantê-lo acessando a homepage: cariunas.org.br

Assista aqui ao vídeo institucional do Projeto Cariúnas

Projeto Cariúnas

realização

Febrapsi: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 540/704 - Copacabana - RJ contato@febrapsi.org

mapa do site